Muito provavelmente todos que trabalham com automação já sabem o que é algoritmo e se não sabe deveria escolher outra profissão. ¬¬ Jejejeje...
A definição encontrada para algoritmo no Wikipédia é:
“Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.”
Ou seja, para que a máquina ou sistema que venha a ser automatizado funcione corretamente é necessário que o mesmo seja capaz de realizar cada um dos passos elaborados pelo algoritmo. Para isso todas as etapas devem ser desenvolvidas com clareza e com passos ou requisitos bem definidos para o controle do fluxo do programa. Assim ele será capaz de operar sem intervenções não programadas.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar no processo de elaboração do algoritmo. Abaixo cito algumas.
CPNtools: é uma ferramenta para edição análise e simulação de Redes de Petri coloridas. Nele pode ser realizada várias implementações de sistemas. Desde uma rede até um sistema completo.
Matlab: neste programa pode-se fazer a implementação de parte ou de todo um sistema de automação utilizando-se de meios matemáticos. Pode se tornar uma ferramenta poderosa, quando se sabe usar.
Octave: A mesma coisa do Matlab só que em versão GNU General Public License (GPL). Tem funções compatíveis com a do Matlab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário